MARLEANET : uma « Solução de Formação » para a Europa marítima

A área Atlântica está no centro das rotas comerciais intercontinentais mas verifica-se uma marcada perda de conhecimentos. A área Atlântica deve no entanto saber manter todo o saber fazer humano e tecnológico qualificado de modo a servir a sustentabilidade e a competitividade actual e futura nas operações marítimas. A manutenção de altos standards na formação e nas competências dos marítimos são essenciais para assegurar segurança e sustentabilidade ambiental no sector.
Hoje os institutos de formação marítima estão bem estruturados a nível nacional, mas não existem redes na área atlântica que federalizem os cerca de 60 centros existentes.

Os resultados do projecto MARLEANET serão a criação de uma rede permanente que promova intercâmbios de boas práticas, de conhecimentos e saber-fazer entre profissionais, de acções de formação inovadoras e comuns e a melhoria das estratégias actuais.
A sustentabilidade da acção será assegurada através da plataforma de e-learning que vai ao encontro dos requisitos de formação no sector e também dos meios existentes e disponibilidade (ritmos e turnos de trabalho, obrigações, descanso e férias) para 3000 formandos/ano.

O promotor da parceria marítima publico-privada é o Centro Europeu de Formação Contínua e esta representa 4 países – França, Irlanda, Portugal e Espanha. O Reino Unido associou-se na divulgação das actividades através de centros de formação já identificados.



Para descarregar "o dossier de imprensa Marleanet", clicar aqui : Dossie de Imprensa

 
 

ESCOLA SUPERIOR NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique é uma Escola pública de ensino superior politécnico tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É da sua responsabilidade oferecer uma sólida formação cultural, científica e técnica, desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica e ensinar conhecimentos científicos de índole teórica e prática, com a finalidade de um bom desempenho nas actividades características do sector marítimo/portuário. -

 

MÚTUA DOS PESCADORES - MÚTUA DE SEGUROS, CRL
A Mútua dos Pescadores é uma seguradora que começou a sua actividade em 1942 no sector das pescas. Com 16.000 associados, tornou-se a maior associação do sector marítimo em Portugal. Em 2004, a Mútua adoptou o estatuto jurídico de cooperativa (de cooperativa de consumidores), tornando-se assim a 1ª e única seguradora cooperativa em Portugal. Participa activamente na estrutura federativa do sector das pescas e cooperativo. Tem como compromisso o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras. -

 


 

2013-05-21-- MARLEANET will be present on a Seminar about training and employment
- read
2012-12-19-- Historical journey of Mútua became a book which emphasizes the projects CCC and Marleanet - read
2012-12-19-- Biografia da Mútua enfatiza projectos CCC e Marleanet - read
2012-12-06-- Conferência Final Marleanet em Portugal - Peniche, 10 novembro 2012 - read